É um exame que avalia a atividade elétrica do coração, identificando possíveis disfunções ou anomalias no funcionamento cardíaco. Na segurança do trabalho o ECG pode ser utilizado para avaliar a condição cardíaca de trabalhadores que desempenham atividades que envolvem esforço físico intenso ou riscos para a saúde cardiovascular.
A realização do ECG pode ser indicada em situações específicas. Por exemplo, em algumas atividades de risco, como bombeiros ou profissionais de resgate, a realização de ECG pode ser exigida para avaliar a condição de saúde do trabalhador. Além disso, em caso de suspeita de doenças cardiovasculares ou em avaliações pré-admissionais, o ECG pode ser solicitado para investigação.
O ECG deve ser realizado por um profissional capacitado, como um cardiologista ou um técnico em eletrocardiografia. A indicação para a realização do exame pode ser feita pelo médico do trabalho ou pelo médico assistente em caso de suspeita de doença cardiovascular. É importante destacar que qualquer trabalhador que desempenhe atividades laborais que possam afetar sua saúde cardiovascular, como esforço físico intenso, deve realizar avaliações médicas regularmente.
Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.
Desde 2010 entregando soluções inovadoras em segurança e medicina do trabalho, construindo empresas seguras e mais produtivas.
Cadastre o seu melhor e-mail